Como funcionam as sessões?
- Thiago Cordeiro
- 27 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2022
O que acontece? Quanto tempo dura? Quais são os valores? É sigiloso? É possível ter atendimento online?
O que acontece?
O mais importante é saber que o sujeito fala do que lhe levou a terapia, o terapeuta escuta e pontua os dizeres do analisante.
A escuta do terapeuta empresta consequências às palavras do analisante para que, aos poucos, o sujeito se escute, remova sua culpa e, no lugar dela, desperte seu próprio desejo, com as escolhas e com os acontecimentos da vida.
Quando o terapeuta começa a entender como o sujeito construiu suas escolhas ao longo de sua história, como lidou com as palavras, pessoas e fatos que o marcaram, pode perceber que existem outras formas de lidar com suas ansiedades. É atrás do desejo que fazemos análise, afinal, é nela reside a verdade do sujeito.
Quanto tempo dura?
Não existe um padrão de quantas sessões por semana e qual a duração decorrem as sessões. O tratamento é prolongado até que o sujeito esteja suficientemente satisfeito com a experiência que fez. Não há uma norma, mas um acordo do sujeito consigo mesmo e com o terapeuta. Trabalhamos com sessões que duram entre 40 minutos e 1 hora e recomendamos um encontro por semana.
Quais são os valores?
Entre em contato por WhatsApp e lá você terá todas as informações que necessita.
É sigiloso?
É um processo absolutamente sigiloso. O convite para um processo psicanalítico é para que o sujeito se sinta livre para falar tudo o que lhe vier à mente. Para tanto, o compromisso do terapeuta com uma escuta atenta e livre de julgamentos morais é condição primeira para o sucesso do tratamento.
É possível ter atendimento online?
Sim. A ética da psicanálise permanece a mesma, assim como o seu manejo. Os encontros são feitos via chamada de vídeo e têm a mesma duração de uma sessão presencial.
