Quais são os principais objetivos da terapia psicanalítica?
- Thiago Cordeiro
- 27 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2022
Um dos maiores objetivos e desafios da psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, com intuito de compreender os processos reprimidos pelo inconsciente, responsável por gerar sintomas como a angústia, irritação e ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação da fala e das ações do indivíduo.
Melhorar relacionamentos
Uma análise psicanalítica objetiva e competente possui a capacidade de transformar a vida do paciente. Seu intuito é fornecer para ele as ferramentas necessárias para que saiba lidar com suas frustrações. Melhorar seus relacionamentos é um dos maiores benefícios proporcionados pela psicanálise, afinal, a pessoa começa a enxergar sua relação com maior clareza, observando como seus sentimentos afetam a percepção.
Gerar efeitos contínuos
Os efeitos da terapia se instalam no paciente de forma duradoura. Porque cada aprendizado reconhecido durante o tratamento é trabalhado para que funcione mesmo após o fim da terapia. Então, tudo o que é estudado durante as sessões de análise continua surtindo efeito para que a estabilidade emocional permaneça.
Equilibrar a autoestima
No ramo da psicanálise, é entendido que qualquer desequilíbrio emocional apresentado pelos pacientes afeta o seu dia a dia como um todo. O sentimento de inadequação e incapacidade é uma das suas maiores características.
Então, o profissional capacitado trabalhará o senso de liderança do indivíduo para que ele se sinta mais completo e habilitado a realizar as atividades da sua rotina.
Renovar comportamentos
Conforme dito inicialmente, um dos princípios da terapia é identificar padrões de comportamento inconscientes que atrapalham o dia a dia do paciente. Ao realizar essa etapa, o terapeuta consegue avaliar as ações do indivíduo para que novos comportamentos positivos sejam estabelecidos, tanto em sua vida pessoal, como profissional.
